Não há dúvidas de que a gypsophila, também conhecida como vivaz, é uma daquelas plantas que está presente em inúmeros ramos de flores, centros de mesa e até buquês. A gypsophila contêm inúmeras flores muito pequeninas em forma de estrela que são perfeitas para dar um toque final a qualquer arranjo de flores. Na Homeflora dispomos de diversos Buquês de Flores com gypsophila para entrega ao domicílio no dia e horário escolhido por si. Descubra alguns exemplos de arranjos de flores com gypsophila ou vivaz.
A gypsophila ou vivaz é muitas vezes chamada de branquinha, véu-de-noiva, cravo-de-amor, mosquitinho ou apenas gipso. Independentemente de como lhe queira chamar ou de como a conheça, a gypsophila é bastante flexível e adaptável. Além disso, como está disponível durante o ano quase todo, isso torna-a perfeita para qualquer tipo de arranjo ou ramo de flores.
É de notar que o vivaz tem um cheiro bastante suave, doce e leve. Assim sendo, não perturba nenhum ambiente onde o coloque.
Gypsophila ou Vivaz – Significado
Quando quer oferecer um ramo de flores a alguém, é normal que tenha em atenção o significado das flores que quer incluir no ramo. Afinal de contas, quer ter a certeza de que quer transmitir a mensagem certa.
Tal como todas as outras flores, a gypsophila também tem o seu significado especial. Normalmente, o vivaz está associado à infância, à ternura e até à transparência da alma. Talvez por isso seja tão comum vê-las em centros de mesa, em casamentos e batizados, e até a fazer parte de bonitos ramos de noiva.
As pétalas brancas da gypsophila costumam estar associadas à pureza do casamento bem como à inocência das crianças. Por isso, são muitas vezes incluídas nos ramos de flores que são oferecidos aquando do nascimento de um bebé.
É engraçado de ver que o significado da gypsophila varia de cultura para cultura. Por exemplo, em alguns países, é costume oferecer esta flor às novas mamãs que acabaram de dar à luz. Noutros países, acreditam que se oferecer esta flor a alguém antes de casar significa que essa pessoa irá ter muitos filhos. No Japão, a gypsophila é usada para decorar casamentos porque quer dizer “vida” em Chinês. Mas estas bonitas flores também são uma alternativa, em alguns países, para funerais, para mostrar o respeito pela pessoa que faleceu. Ainda noutros países, esta flor é utilizada para oferecer em funerais mas estes são mais específicos. Está ligado a vidas que terminaram cedo demais devido a doença ou a um acidente.
As várias cores da Gypsophila ou Vivaz e a sua simbologia
Além da simbologia e significado da flor em si, também deve estar atento à cor do vivaz que escolhe. Afinal, também a cor tem um simbolismo diferente.
Se bem que a cor mais comum em que pode encontrar o vivaz é o branco, ele também está disponível noutras tonalidades. Aqui ficam as várias cores bem como os seus respetivos significados:
#1: Vivaz Branco:
O branco é uma cor positiva e está normalmente associado à pureza, inocência, luz, céu, compreensão, fé, novos começos, humildade, sinceridade, proteção, perfeição e espiritualidade. É por isso natural que os vivazes brancos façam muitas vezes parte de arranjos em casamentos e podem ser usados para ramos de flores de aniversários.
#2: Vivaz Azul:
Normalmente, o azul está ligado a sentimentos como a honestidade, o respeito pelos outros, à lealdade, confiança, estabilidade e confiança. Assim sendo, se quer mostrar a sua confiança e lealdade a um amigo, nada melhor do que vivazes azuis.
#3: Vivaz Laranja:
Embora seja um pouco difícil encontrar vivazes laranja, eles também existem. Esta cor está sempre ligada à alegria e positividade.
#4: Vivaz Vermelho:
Tal como os vivazes laranja, os vermelhos também não são fáceis de encontrar. De qualquer forma, vai gostar de saber que eles simbolizam o amor e o romantismo. Assim sendo, oferecê-los à sua namorada ou esposa mostrará todo o amor e devoção que sente por ela. Isto aliado ao aroma leve e adocicado é perfeito para iniciar uma noite de romance.
#5: Vivaz Rosa:
O vivaz rosa simboliza o charme, o romantismo, a ternura e acentua o lado feminino. Assim, também pode incluir esta tonalidade num ramo de flores a oferecer à pessoa amada. No entanto, há também quem use os vivazes rosa para celebrar o nascimento de uma menina.
#6: Vivaz Roxo:
Além dos vivazes brancos, os roxos são talvez a cor que pode encontrar mais frequentemente na sua florista. Esta cor está associada à beleza e à nobreza.
#7: Vivaz Amarelo:
Os vivazes amarelos transmitem uma mensagem de luz e alegria. Há muita gente que opta por esta cor para oferecer um ramo de flores para celebrar um casamento.
Quando oferecer Gypsophilas ou Vivazes
Se bem que já fomos referindo algumas ocasiões mais ou menos específicas em que se adequa oferecer gypsophilas, há algumas que ainda não mencionamos.
Tendo em conta que a gypsophila é na sua essência uma flor ligada à inocência e pureza, é bastante comum oferecer um ramo de flores com gypsophilas para celebrar o nascimento de um bebé. E como ainda por cima o seu cheiro é leve e adocicado, enquadra-se perfeitamente nesta ocasião.
De uma forma geral, podemos encontrar esta flor presente nos mais variados tipos de ramos de flores. Desde ramos de flores para oferecer em casamentos até a aniversários. Está também muito presente nos casamentos, seja no ramo da noiva como nos centros de mesa usados para decoração, é frequente encontrar a gypsophila. Nos ramos de noiva, por exemplo, é raro ser a flor principal. Normalmente surge para dar mais cor e textura ao ramo, podendo ser juntada a flores como as rosas ou as tulipas.
Mas a gypsophila pode não só ser oferecida em momentos alegres ou de celebração. Também pode ser uma das flores escolhidas para oferecer a alguém que acabou de perder um ente querido.
Factos Curiosos
Há alguns factos que vai achar deveras curiosos relativamente à gypsophila:
- A gypsophila é um dos enchimentos mais utilizados no mundo, especialmente em casamentos. Estas flores são frequentemente usadas em buquês de noiva e centros de mesa. A sua parceira mais clássica é a rosa.
- Como tem uma grande percentagem de saponinas, a gypsophila tem outras aplicações comerciais. Pode ser usada na produção de rolos fotográficos, em sabonetes e champôs.
- A gypsophila é comestível e tem sido usada em várias cozinhas. É conhecida por dar um sabor suave e levemente adocicado quando colocado como guarnição em sobremesas e queijos de ervas.